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  • Foto do escritorMarcelo Ramos

Criança ou adulta. Em que fase sua empresa está?

Uma empresa passa pelas mesmas fases da vida do empreendedor até chegar ao ponto de maturidade. Após seu nascimento, vêm a infância, a adolescência e a idade adulta. Cada fase tem a sua peculiaridade e cada negócio, a sua dinâmica própria, mas ficar atento a cada momento da empresa e tomar as atitudes na hora certa reduz a possibilidade de escapar de algo que as pessoas não conseguem: a morte. No Brasil, estatísticas comprovam que mais de 70% das pequenas empresas não passam de dois anos de vida.

A Cosin Consulting, em um trabalho realizado com a Endeavor Brasil, analisou as competências de 54 empresas parceiras da entidade em sete setores diferentes: planejamento, governança, finanças, TI, gestão de pessoas, operações e logística, marketing e vendas. O diagnóstico cobriu os segmentos de varejo, serviços, tecnologia e indústria. Em geral, elas apresentaram os três níveis de maturidade até chegar ao sucesso. “É uma leitura que fizemos das empresas que deram certo para mostrarmos o caminho realizado para obter o êxito empresarial. Nem todas as fases aconteceram no mesmo momento, mas praticamente todos os empreendedores passaram por essas etapas”, explica Alessandro Cosin, sócio da Cosin Consulting. Veja abaixo um extrato do que é preciso fazer em cada uma das três fases da empresa:

Infância

É a época de desenvolver a competência comercial da empresa. Para a estreia no mercado, o empreendedor precisa ter uma visão clara do produto, do segmento, dos concorrentes e dos preços praticados, além de definir o modelo de negócio.

Características: A competência comercial se destacou em praticamente todas as empresas pesquisadas e que se encontravam em sua fase inicial, quando as vendas do que foi idealizado pelo empreendedor começam a aparecer. Empresas do setor de serviços são as que mais se destacam nesta competência.

Dica: É preciso ter foco, sabendo o que vai vender e para quem será vendido. É importante saber gerir as ações comerciais, com controle sobre os contratos e ações que estão abertas. Uma gestão de pipeline de contatos, aproximações e propostas é muito útil.

Adolescência

Tempo de construir uma visão de longo prazo. Após se estabelecer no mercado, o empreendedor precisa fazer um planejamento um pouco mais abrangente, abordando suas fraquezas, seus diferenciais em relação aos concorrentes e definindo seus planos de ajuste e metas para os anos seguintes.

Características: A pesquisa revelou que apenas um bom plano não é o suficiente, sendo fundamental desdobrar o planejamento em metas operacionais e definir modelos eficientes de acompanhamento dos objetivos estabelecidos. Empresas de tecnologia são as mais fortes nesse quesito, enquanto as de serviços têm o menor grau de desenvolvimento.

Dica: Neste momento é, por exemplo, a hora de separar a conta pessoal da financeira da empresa. Outra preocupação nesse período deve ser a governança e o controle financeiro do negócio – e também da entrada de novos sócios, se desejado ou necessário.

Idade adulta

Momento de se preparar para segurar o ritmo de crescimento e ampliar os negócios, definindo o modelo organizacional, o processo de recrutamento, o plano de carreira e a remuneração e benefícios.

Características: As empresas do segmento de indústria já possuíam uma maior maturidade para lidar com a questão, mas os empreendimentos de serviços ainda precisavam investir mais no capital humano.

Dica: Empreendimentos com 30 ou mais funcionários precisam criar políticas mínimas de recursos humanos, como planos de carreira e programa de bonificações, para conseguir conquistar e reter talentos essenciais ao desenvolvimento da companhia. A partir deste tamanho fica mais difícil manter a cultura e a motivação de todos em prol das metas comuns.

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